sábado, 17 de outubro de 2009

Exemplo de intervenção pedagógica



BANDA SURDODUM
Desde agosto de 1994, o Instituto Surdodum tem por objetivo proporcionar aos alunos da SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal) com deficiência auditiva de todos os graus e tipos, a participação em uma banda de percussão, ou seja, oferecer a integração musical através de um processo pedagógico- sócio- cultural.Trabalho realizado pela professora Ana Lúcia Soares.

Educação Inclusiva para surdos

Alfabeto em Libras -Língua Brasileira dos sinais



Oito bons presentes que não custam um centavo

O PRESENTE ESCUTAR... Mas você deve realmente escutar. Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta. Apenas escutar.


O PRESENTE AFEIÇÃO... Seja generoso com abraços, beijos, tapinhas nas costas e aperto de mãos. Deixe estas pequenas ações demonstrarem o amor que você tem por família e amigos.


O PRESENTE SORRISO.... Junte alguns desenhos. Compartilhe artigos e histórias engraçadas. Seu presente será dizer, "Eu adoro rir com você."


O PRESENTE BILHETINHO... Pode ser um simples bilhete de "Muito obrigado por sua ajuda" ou um soneto completo. Um breve bilhete escrito à mão pode ser lembrado pelo resto da vida e pode mesmo mudar uma vida.


O PRESENTE ELOGIO... Um simples e sincero, "Você ficou muito bem de vermelho", "Você fez um super trabalho" ou "Que comida maravilhosa" faz o dia de alguém.


O PRESENTE FAVOR... Todo dia, faça algo amável.


O PRESENTE SOLIDÃO... Tem momentos em que nós não queremos nada mais do que ficar sozinhos. Seja sensível à esses momentos e dê o presente da solidão ao outro.


O PRESENTE DISPOSIÇÃO... A maneira mais fácil de sentir-se bem é colocar-se à disposição de alguém, e isso não é difícil de ser feito.



(Autor desconhecido)



Andréa Cristina Pacheco 17/10/2009

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Imagens para apreciar.





O poder do entusiasmo


Entusiasmo é acreditar na nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem, de darem certo, de transformar a natureza e as pessoas. Não espere ter as condições ideais para se entusiasmar. Nós é que temos que transformar a nossa vida numa Vida Entusiástica. Não é a realidade da vida que tem que nos entusiasmar, nós é que temos que entusiasmar a realidade da nossa vida! Nós é que temos que entusiasmar nossas idéias... "DICAS PARA SE VIVER ENTUSIASTICAMENTE" 1- Afaste-se das pessoas e dos fatos negadores e negativos. Se você se deixar envolver por um ambiente negativo, você vai se transformar numa pessoa negativa.

2- Acredite nos seus "insights" positivos. Os vencedores são aqueles que acreditam nas suas idéias.

3 - Não reclame constantemente. Quando a gente reclama muito, se habitua a reclamar cada vez mais e acaba se transformando numa pessoa azeda. É insuportável conviver com pessoas que só vivem se queixando!

4- Cultive a alegria e o bom humor... Aprenda a sorrir! Terapia do Riso : Habituar-se a sorrir, a achar graça de si mesmo. O sorriso tem um efeito poderoso em nossa vida; as pessoas que zombam dos próprios erros, são mais felizes e mais fortes.

5- Ilumine seu ambiente de trabalho e da sua casa. A escuridão traz a depressão! O ambiente determina a condição funcional em que as pessoas agem e fazem as coisas ocorrerem.

6- Seja alguém disposto a colaborar com os outros. Sempre ache uma maneira de participar! Traga as pessoas mais próximo de você. Participe, converse com as pessoas com as quais convive. interesse-se pelas pessoas à sua volta!

7 - Surpreenda as pessoas com "momentos mágicos". Contagie os outros... Faça com que ao entrar num ambiente, as pessoas se contagiem com a aura de entusiasmo que envolve você!

8 - Faça tudo com sentimento de perfeição. Faça as coisas com vontade de fazer! Não faça nada pela metade! Faça as coisas com desejo de acertar e de criar o mais correto possível!

9 - Ande bem vestido, limpo e perfumado. Tenha orgulho da sua imagem. Gostar de si próprio, mantendo a auto-estima, é fundamental para o Entusiasmo.

10 - Aja prontamente. Faça agora! "DO IT NOW" Não postergue, não deixe para amanhã. Quando tiver alguma coisa para fazer, faça imediatamente. Sentiu que é o momento certo? - Aja! ! !

"ENTUSIASMO SIGNIFICA TER DEUS DENTRO DE SI." Descubra o entusiasmo na Vida! Seja capaz de transformar as coisas e fazê-las acontecer. Não espere as condições ideais, faça o Entusiasmo ocorrer pela crença de que você é capaz de realizações eficazes e de...

VENCER OBSTÁCULOS ! ! !


Autor desconhecido

Mensagem de reflexão

O Que você pode fazer para mudar o mundo

Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo ... Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e conseqüências de sua exploração ... Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres ... Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo ... Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos ... Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida... Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor. Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor ...

RODRIGO BENTES DINIZ

MENSAGEM AO PROFESSOR



Estar vivo é estar em conflito permanente,produzindo dúvidas, certezas questionáveis.Estar vivo é assumir a Educação do sonho do cotidiano.Para permanecer vivo, educando a paixão,desejos de vida e morte, é preciso educar o medo e a coragem.Medo e coragem em ousar.Medo e coragem em romper com o velho.Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente.Medo e coragem em construir o novo.Medo e coragem em assumir a educação deste drama, cujos personagenssão nossos desejos de vida e morte.Educar a paixão (de vida e morte) é lidar com esses dois ingredientes,cotidianamente,através da nossa capacidade, força vital (que todo ser humano possui,uns mais, outros menos, em outros anestesiada) e desejar, sonhar,imaginar, criar.Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos, nabusca permanenteda alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de umasociedade mais justa,da felicidade a que todos temos direito.Este é o drama de permanecermos vivos... fazendo Educação.


Madalena Freire




quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Feliz dia do Professor!!!


Que nesta data possamos refletir sobre nossos atos, melhorar as boas práticas e excluir o que não foi proveitoso para os nossos alunos.

Ser professor não é castigo, é o poder que temos de transformar o mundo.

Faça a diferença porque os resultados obtidos valem à pena.

FELIZ DIA DO PROFESSOR!!!