segunda-feira, 27 de julho de 2009

O papel da Educação

O papel da Educação


Diante de toda evolução industrial e tecnológica o mundo esta se degradando cada vez mais, e junto com ele os seres humanos e o meio ambiente.O pensamento capitalista esta tomando conta de diversas pessoas e consequentemente devastando o planeta, com o consumismo excessivo e muitas vezes desnecessário.
Os meios de comunicação também são fonte de influência nesse crescimento consumista, devido a tantos apelos de cultuação a beleza padronizada, a ostentação, a moda, os carros, entre outros bens materiais.
A educação é uma arma importante contra esta devastação, é um dos caminhos que mais deveriam ser utilizados pelos educadores em geral, com o apoio da família e comunidade.
Crianças já crescem sendo consumistas, compra-se um brinquedo novo, amanhã já não quer mais, pois viu um mais bonito e interessante na televisão.E porque não aplicar a prática em sala de aula dos brinquedos criados nas infâncias dos mais velhos, o carrinho de lata, a corda, a peteca, o pião, etc.Introduzir através da história e da arte estas perspectivas de mudança.
As práticas pedagógicas devem ser adaptadas a realidade mundial, pois educar é um dos melhores meios para melhorar e auxiliar em toda essa situação, o professor tem que estar inserido neste processo de mudança, trabalhando para uma educação de vida sustentável.O desenvolvimento da capacidade fisíca, intelectual e moral formam o processo de formação do ser humano, e a educação é o caminho para esse desenvolvimento.
Projetos e cursos em sala de aula devem ser voltados para a consciência ecológica.Cita-se a reciclagem, com a reutilização do papel, dos copinhos de iogurte e garrafas pet, das caixinhas longa vida,etc, onde todos são utilizados na escola, desde as atividades até a hora do lanche.
Um outro projeto interessante é trabalhar com o desperdício que pode ser de alimentos, água, energia e papel, pois todos envolvem o meio ambiente, e cria consciência ecológica mudando e influenciando o dia a dia das crianças e também de suas famílias, nesta corrente do bem.
Podem ser realizadas caminhadas de conscientização, com a presença de toda a comunidade , trabalhos expositivos na escola, trabalhos de pesquisa, entre outros.Com todos os educadores inseridos no processo, participando ativamente de todos os procedimentos.

É necessário uma ação imediata, a degradação esta perante nossos olhos, mudanças climáticas, devastações de cidades inteiras, modificações no relevo, tremores de terra, devastação de matas e florestas, poluição do ar, rios e mares, contrabando de animais silvestres, pesca predatória, queimadas, enchentes, derretimento das geleiras, maremotos e muitas outras situações catastróficas, onde podemos atuar e fazer a diferença.
Cada cidadão pode contribuir de alguma forma, e os educadores mais ainda, pois são exemplos de transformação e superação, atuam diretamente com o lado moral e ético de seus alunos.É preciso que se apossem de seus verdadeiros ideais de busca e compartilhamento de conhecimentos, serem agentes transformadores na sociedade, poder todos podem, faltam iniciativas e criatividade para buscarem soluções e práticas que auxiliem neste desafio do processo educacional de tranformar o mundo.
Os quatro pilares são uma base de sustentação para ajudar e orientar os educadores nos procedimentos necessários na busca da formação do ser humano, mostrando que as necessidades humanas vem em primeiro lugar, depois as necessidades materiais.
Aprender a conhecer auxilia na mudança das concepções do mundo da capacidade interior de cada um, amplia a busca pela pesquisa cultural e científica e é um processo que nunca acaba, uma busca incessante de conhecimentos.
Aprender a fazer esta ligado a formação profissional estimulando a sensibilidade e percepção de suas potencialidades, e a visão do mundo capitalista nas suas escolhas, não é trabalhar por trabalhar, apenas pelo salário, mas em busca de sua capacidade de transformar.
Aprender a viver e conviver com o próximo, de forma igualitária e coletiva, nos mostrando como viver de maneira pacífica dizendo não a violência, auxiliando na resolução de conflitos, compartilhando saberes, amando ao próximo e a partir dai criar consciência coletiva quando o tema é salvar o mundo.Mostrar a interdependência entre todos os seres humanos do planeta, com compreensão mútua e de paz para a humanidade.
Aprender a ser é o desenvolvimento total no sentido interior e exterior das pessoas , sensibilidade diante dos problemas, a ética e moral, inteligência, responsabilidade social e pessoal, a liberdade de pensamentos, discernimento, sentimentos e imaginação.
Atuando com os quatro pilares haverá uma interação com a realidade pessoal e do mundo, trazendo as discussões para sala de aula e buscando soluções para as mesmas.As crianças que passam pelas escolas tem que receber uma educação pela sustentabilidade e responsabilidade social e sócio- ambiental.

Os cursos de formação continuada também devem ajudar na orientação dos educadores em serem diferentes para educar para a sustentabilidade mundial.
O planeta onde vivemos esta ai para ser desvendado e ajudado por todos, ele é nosso e precisa de cuidados e não apenas de exploração devastadora e destruidora, somos fundamentais nesta busca constante para salvar a Terra, que há muito tempo já pede socorro.
A ética e a moral são preceitos importantes, que ganham forças nas escolas, e que são tão essenciais nas reflexões e ações das pessoas, como agentes transformadores e modificadores na perpetuação das espécies humana e animal.
A educação é o caminho universal para o desenvolvimento humano, o futuro se faz agora, através de nossa crianças.

Andréa Cristina Pacheco

Um comentário:

Otelice disse...

Parabéns pelo texto. Bastante útil.