quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Velhas brincadeiras, nova diversão.

• Cinco Marias


Essa brincadeira constitui em, primeiramente, procurar cinco pedrinhas que tenham tamanho aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia.
Primeira rodada: Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas. Depois, com a mesma mão, jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão junto com a lançada. Faça a mesma coisa até pegar todas as pedrinhas, uma a uma.

Segunda rodada: jogue as cinco pedrinhas no chão, depois tire uma e jogue-a para o alto, porém, agora você deve pegar duas pedrinhas de uma só vez, mais a que foi jogada para o alto. Repita.
Terceira rodada: cinco pedrinhas no chão, tira-se uma e joga-se para o alto pegando desta vez três pedrinhas e depois a que foi jogada.
Última rodada: joga-se a pedrinha para o alto e pega-se todas as que ficaram no chão.

• Boca de Forno

Uma criança é eleita como chefe, mestre ou "mamãe". Ela deverá ser a única a dar ordens na brincadeira e os demais deverão cumpri-las. O mestre inicia a brincadeira dizendo:

"Mestre: -Bento, bento é o frade

Todos: -Frade!

Mestre: -Na boca do forno!

Todos: -Forno!

Mestre: -Tirar um bolo!

Todos: -Bolo!

Mestre: -Farão tudo que seu mestre mandar...

Todos: -Faremos todos!

Mestre: -Se não fizer ?

Todos: Tomamos bolo!"

Em seguida o mestre deverá ditar a ordem, que pode ser trazer um objeto como um lápis, um batom, um caderno, uma folha de árvore, ou uma dar três pulos, dar uma volta do lugar, correr até determinado ponto e voltar, etc. Se a criança não conseguir deverá pagar uma prenda que pode ser cantar uma música, dançar, imitar um bicho etc.

• Elefante Colorido

As crianças se reúnem e uma delas, escolhida para comandar a rodada, fala: - Elefante colorido! Os outros perguntam: - De que cor ele é? E a criança deverá escolher uma cor para que as outras toquem em algo que tenha a cor determinada. Enquanto as crianças correm para procurar a cor que dará a "segurança", o elefantinho tenta pegar aquelas que não conseguiram achar.

• Bandeirinha

Formam-se dois grupos ou dois times, com o mesmo número de crianças. Uma linha é traçada dividindo os dois campos. É fixada uma bandeirinha (que pode ser também um pedaço de pau ou até mesmo um pé de sapato) em cada campo. As duas bandeirinhas ficam na mesma distância da linha central. Depois disso, começa o jogo quando os membros dos grupos tentam invadir o campo adversário, tentando trazer a bandeira para o seu campo. O time que conseguir primeiro é o vencedor.

Durante o jogo a criança que for pega dentro do campo adversário será "colada". Se for pega com a bandeirinha na mão, ficará "colada" no local onde a bandeirinha estava fixada. Se a criança colada não estiver com a bandeirinha na mão, ficará colada no lugar onde foi pega.

• Chicotinho Queimado

Um dos participantes será o Chicotinho Queimado. Ele irá esconder um objeto atrás de um dos participantes, que estarão dispostos em uma roda e deve cantar:

"Chicotinho Queimado

Vale dois cruzados

Quem olhar pra trás

Toma chicotada!"

Quando ele terminar a cantiga, todos devem conferir se o objeto está atrás de si. A criança que encontrar o objeto deve correr e pegar o chicotinho, antes que ele tome o seu lugar na roda.

Brincadeiras que podem ser trabalhadas nas escolas ou em casa, sem necessitar custos e nem muito trabalho.Basta ter criatividade.
Andréa Pacheco

Nenhum comentário: